Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Borghi, Carmen Ilma Lima Belincanta2024-05-012024-05-012006.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10413Resumo: O objetivo deste estudo é investigar como se configura o trabalho real do professor através do acompanhamento de professores iniciantes na carreira docente no Ensino Básico e, indiretamente, observar o curso de formação de professores onde foram graduadas as participantes da pesquisa Este trabalho estuda o caso de duas professoras de inglês que atuavam pela primeira vez no Ensino Básico Os referenciais teóricos que embasaram a análise dos dados foram: estudos na área de socialização do professor (LORTIE, 1975; TABACHNICK, ZEICHNER E DENSMORE, 1987; JORDELL, 1987; ZEICHNER & GORE, 199) e estudos acerca do trabalho do professor (CLOT, 1999; SAUJAT, 24; AMIGUES, 24; FAÏTA, 24) Sendo o trabalho do professor o objeto de análise, na tentativa de buscarmos compreender a complexidade das situações de trabalho, recorremos a um instrumental metodológico advindo de diferentes domínios como as Ciências do Trabalho, Ergonomia etc (BRAIT, 24) Dessa forma, os métodos e instrumentos de coleta de dados foram: a autoconfrontação simples, a autoconfrontação cruzada e a extensão ao coletivo de trabalho Os discursos das participantes da pesquisa foram analisados conforme os procedimentos metodológicos do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999) e Bronckart e Machado (24) O resultado das análises mostra que, além dos fatores conteudísticos e didáticos, uma gama de outros elementos desempenha papel importante na ação docente As diferentes dimensões identificadas neste estudo evidenciam que o trabalho do professor é complexo, repleto de entraves e impedimentos, não sendo reconhecido pelos governantes, sociedade e pelos próprios pares, e demandando, cada dia, um tempo maior para a realização de suas atividades As inúmeras tarefas e funções atribuídas ao professor fazem com que o mesmo se sinta explorado e insatisfeito com as condições que lhes são oferecidas para o desenvolvimento de seu oficio O estudo aponta para a complexidade do trabalho do professor e a necessidade de se contemplar as diversas dimensões que permeiam a ação docente no processo de formação de professoresProfessoresFormaçãoProfessores de inglêsEnglish teachersTeacher trainingA configuração do trabalho real do professor de língua inglesa em seu próprio dizerDissertação