Alves, Ronaldo CardosoCorrea, Kauany Dandary Coelho2025-09-122025-09-122025-04-04https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18931O historiador-docente transcende a mera função de profissional que ministra a disciplina de História, assumindo também o compromisso de conduzir suas práticas conforme a pesquisa orientadora (Matos, 2021). Nessa ótica, o presente estudo propõe-se a analisar como tal abordagem é implementada na formação desse futuro educador através de uma investigação quantitativa e qualitativa dos conceitos pertinentes à Didática da História (Rüsen, 2001) e à Educação Histórica (Schmidt, 2016), visto que esses campos de pesquisa preconizam a integração contínua entre teoria e prática no ensino. As fontes de análise compreendem as ementas das disciplinas epistemológicas (Historiografia e Teoria da História) e metodológicas (Estágios), presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos de universidades públicas brasileiras. A seleção das instituições de Ensino Superior seguiu como critério a abordagem da Didática da História e Educação Histórica em universidades de diferentes regiões do país que disponibilizaram, com maior facilidade, sua documentação. Ademais, busca-se investigar as gradações entre as ementas quanto à incorporação dos referidos conceitos em seus currículos, bem como discorrer sobre o papel dos programas institucionais, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no fomento de uma abordagem integrada ao Ensino de História. Desta maneira, esta pesquisa almeja contribuir para a compreensão de como a relação entre práxis e teoria são indissociáveis na formação de professores de História no contexto brasileiro e a consolidação da cognição histórica situada neste processo.porFormação de professoresProjeto Político PedagógicoDidática da HistóriaEducação HistóricaHistoriador-docenteHistória socialEnsino superiorEducação - HistóriaCurrículos - HistóriaEnsino de históriaA formação do historiador-docente: a presença da didática da história nas licenciaturas em história nas universidades públicas brasileirasThe formation of the history teacher: the presence of didactics of history in history teacher education in public universities in BrazilDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaTeacher educationPolitical Pedagogical ProjectDidactics of HistoryHistory EducationHistory teacherEducation, HigherEducation - HistoryResumes - HistoryHistory - TeachingTeacher training