Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]Oliveira, Eliane de2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14937Resumo: Tradicionalmente conhecido como país de respeito aos direitos humanos e de asilo político, nos últimos anos a França recebeu notoriedade pela intolerância e expulsão de imigrantes Muitas destas situações estão presentes em Welcome (Philippe Lioret, 29) e provocaram um intenso debate social e político em torno da imigração A visibilidade midiática de diferentes questões relacionadas ao tema possibilitada pelo filme culminou com o fim do delito de solidariedade – lei que punia cidadãos franceses que auxiliassem imigrantes em situação irregular no país Para compreender as situações apresentadas na película utilizamos os estudos de Zygmunt Bauman (1999, 25, 27 e 29), contextualizando o filme e sua produção Em seguida, discutimos o processo de construção imagética com base nos conceitos de orientalismo de Edward Said (27), e eurocentrismo de Ella Shohat e Robert Stam (26), e as especifidades da França no tocante ao racismo, por meio das obras de Albert Memmi (1993) e Michel Wieviorka (1998) A presença do imigrante em Welcome foi identificada como tendo características polifônicas, de acordo com a perspectiva de polifonia de Mikhail Bakhtin A partir do estudo de algumas características cinematográficas, fundamentado em Luís Nogueira (21) e dos conceitos de imagem—afecção e rostidade de Gilles Deleuze (1985, 1995) entendemos que o uso de enquadramentos em primeiro plano teve como objetivo produzir uma individualização do imigrante e uma afetividade em relação a ele Desta forma, acreditamos que Welcome contribui no sentido de ensejar novas possibilidades de ficcionalização do imigrante, bem como de outras minoriasCrítica cinematográficaCinemaEstéticaSemiologia (Cinema)Moving-picture criticismAestheticsMoving-picturePor uma outra mise-en-scène : polifonia e afetividade no filme WelcomeDissertação