Haydu, Verônica Bender [Orientador]Ruas, Thiago Valério2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13108Resumo: A formação e a manutenção de relações de equivalência são afetadas por muitas variáveis experimentais O objetivo do estudo foi investigar se o número de estímulos por classe afeta a formação, a manutenção e a reemergência das classes de estímulos equivalentes Vinte e seis estudantes universitários foram submetidos, de acordo com u, delineamento intra-sujeito, a um procedimento de matching-to-sample com figuras abstratas, protocolo de treino simples para o complexo e estrutura de treino de comparação como nódulo Após a formação de três classes de estímulos equivalentes com três membros, as classes foram expandidas para cinco membros Testes de manutenção foram conduzidos quatro semanas após a formação de cada tamanho de classe A probabilidade de manutenção foi maior para as classes com cinco membros Após a formação das classes de equivalências de três membros, quatro dos 26 participantes atingiram o critério de 9% de respostas corretas; o número aumentou para 16 participantes após a formação das classes com cinco membros Uma maior proporção de participantes melhorou seu desempenho com a repetição dos testes após a formação das classes com cinco membros A análise dos tipos de erros e a ocorrência de erros sistemáticos na primeira exposição aos testes de manutenção indica que a probabilidade de reemergência foi menor quanto mais sistematicamente erradas as relações de linha de base e de simetria Os resultados permitem concluir que o tamanho da classe afeta sua manutenção das classes de equivalência e esses fortalecem o argumento de que o procedimento pode proporcionar um modelo comportamental válido para estudos sobre memóriaAnálise do comportamentoClasses de equivalência (Teoria dos conjuntos)Recordação (Psicologia)MemóriaEstudantes universitáriosBehavioral analysisRecall (Psychology)MemoryUniversity studentsEfeito do número de membros das classes na formação, manutenção e reemergência de relações de equivalênciaDissertação