Franco, Sandra Aparecida PiresVidigal, Letícia2025-01-282025-01-282024-12-13https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18537A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, foi desenvolvida com base na seguinte problemática: Quais os limites e as possibilidades da Teoria da Atividade de Estudo para a formação de leitores de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal por meio do trabalho com gêneros discursivos? Objetivou-se, portanto, compreender a relação entre a Teoria da Atividade de Estudo e a apropriação do ato de ler de estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio do trabalho com gêneros discursivos, a fim de elucidar os limites e as possibilidades dessa proposta didática para a formação de leitores. Para o estudo, pretendeu-se, especificamente: a) propor, aos estudantes, o desenvolvimento de ações de estudo, no interior da Teoria da Atividade de Estudo, para a apropriação dos conceitos científicos Carta de Reclamação e Notícia, a partir do ato de ler; b) compreender a relação entre a ação de estudo análise e a formação de leitores; c) desvelar como a ação de estudo modelagem pode contribuir com a compreensão leitora, tendo em vista as características discursivas e formais dos gêneros; d) demonstrar a relação entre a ação de estudo transformação do modelo, como possibilidade de reflexão teórica e autoria do estudante, para a formação de leitores; e) indicar como a ação de estudo síntese se relaciona com a formação de leitores; e f) avaliar como as ações de estudo implicam na formação dos conceitos científicos Carta de Reclamação e Notícia por meio do ato de ler e, dialeticamente, como contribuíram para a formação de leitores. A metodologia consistiu no experimento didático-formativo, no interior da abordagem crítico dialética. Participaram da pesquisa quatorze estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma instituição municipal localizada no Estado do Paraná, a professora regente da turma - pesquisadora autora deste trabalho, e uma professora de apoio permanente, durante os meses de maio a dezembro de 2022. O experimento didático-formativo foi gravado e as falas e ações dos participantes da pesquisa foram transcritas em diários de campo. Para compreender o desenvolvimento dos estudantes no decorrer das ações de estudo análise, modelagem, transformação e síntese, foram utilizadas, respectivamente, as categorias dialéticas análise e síntese, conteúdo e forma, essência e aparência e concreto e abstrato. Os resultados apontam para uma aproximação entre a formação de leitores e a Teoria da Atividade de Estudo, pois foram desenvolvidas ações de compreensão da essência dos textos e gêneros discursivos; de representação desta essência por meio de um modelo que fosse pauta de questionamentos, reflexões e problematizações, superando uma visão imediata; e alcance de sínteses a partir de um novo olhar sobre o objeto de estudo. Observou-se desenvolvimento dos conceitos de Carta de Reclamação, Notícia e Leitura e limites relacionados à própria conjuntura da sociedade, que evidenciaram a importância da formação de professores e a reorganização da educação escolar a partir das novas exigências sociais para o desenvolvimento das capacidades psíquicas dos estudantes relacionadas à Atividade de Estudo.porTeoria da Atividade de EstudoAto de lerGêneros DiscursivosAnos Iniciais do Ensino FundamentalA teoria da atividade de estudo e a apropriação do ato de ler: o trabalho com gêneros discursivos nos anos iniciais do ensino fundamental.The theory of study activity and the appropriation of the act of reading: working with discursive genres in the early years of elementary school.TeseCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoTheory of Study ActivityAct of readingDiscursive GenresEarly Years of Elementary School