Ramos, Samantha Gonçalves ManciniAlves, Rafael Bermejo2025-04-172025-04-172025-02-20https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18701O continente africano é um lugar culturalmente rico e diverso, repleto de histórias e memórias que têm influência em diversos aspectos sociais ao redor do mundo. No entanto, no contexto brasileiro, é perceptível a desvalorização deste continente nos livros didáticos de Língua Inglesa e no ambiente escolar como um todo, onde ele é frequentemente reduzido a aspectos negativos, como a fome e a pobreza, ou somente aos estereótipos das savanas e animais selvagens. Essa abordagem reforça e perpetua um mal que assola a sociedade brasileira e que precisa ser combatido: o racismo. Diante dessa problemática, e com o intuito de ressignificar a África, foi criado um repositório educacional digital que oferece atividades baseadas em contos populares africanos para alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental. A partir desta criação, objetiva-se analisar o produto educacional desenvolvido atrelando-o às propostas do Letramento Racial Crítico (LRC) que, conforme proposto por Ferreira (2015), reflete sobre raça e racismo, possibilitando a compreensão do impacto que esses termos têm na construção da identidade social. A metodologia utilizada neste estudo é de cunho qualitativo, configurando-se como um estudo de caso, uma vez que ele busca produzir conhecimento sobre um fenômeno: a necessidade de repositórios educacionais digitais que apresentem atividades que promovam o LRC. As atividades presentes no repositório foram elaboradas também sob a perspectiva do Letramento Letramento Racial Crítico. Wordwall, Efuturo.com, Kahoot!, YouTube e outros websites foram utilizados na produção das atividades disponibilizadas no repositório. As expectativas de contribuição para os usuários deste site são que, ao apresentar uma perspectiva diferente sobre o continente africano, os estudantes negros possam ter uma melhor compreensão de sua ancestralidade e sintam-se representados nas imagens, fotografias e vídeos apresentados. Além disso, os estudantes que não fazem parte desse grupo étnico-racial têm a oportunidade de desconstruir ideias e conceitos equivocados que foram construídos ao longo de suas trajetórias escolares e familiares. Dessa forma, por meio desse produto educacional, busca-se valorizar a África, promovendo uma visão mais abrangente e positiva desse continente, enquanto combate ao racismo e promove a compreensão intercultural entre os estudantes.porLetramento racialRepositório educacionalÁfricaLíngua InglesaRacismoAmbiente escolarSociedade - BrasileiraEnsino fundamental - BrasilIdentidade socialO letramento racial crítico na produção de um repositório educacional para o ensino de Língua Inglesa por meio de contos populares africanos nos anos finais do ensino fundamentalCritical racial literacy in the production of an educational repository for teaching English through African stories in the final years of elementary schoolDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasRacial literacyEducational repositoryAfricaEnglish languageRacismSchool environmentSociety - BrazilianElementary Education - BrazilSocial identity