Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]Biagini, Juliana da Silva Guimarães2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8634Resumo: A escassez de ferramentas pedagógicas para o ensino de língua inglesa para pessoas com deficiência visual é questão presente em vários estudos sobre o tema (GIL, 29; SILVA, 213) e ponto de conflito para a prática daqueles que têm alunos cegos em seus contextos, especialmente quando se trata de crianças Por essa razão, o presente trabalho teve como objetivos identificar fundamentos teóricos e metodológicos para subsidiar o ensino em sala de aula de inclusão com criança cega, elaborar princípios para guiar esse ensino, e produzir uma unidade didática que viesse a operacionalizar tais princípios Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento de produto educacional (NASCIMENTO, 216) que visa responder a uma demanda social relevante A fundamentação teórica aborda os elementos multissensoriais (SERRA, 212), o papel do Lúdico (COOK, 2) e da literatura como instrumentos de ensino (WRIGHT, 1995; LAZAR, 1993), os pressupostos de Vygotsky (1997), seus estudos sobre a defectologia e sua Teoria Sociocultural Derivam desse referencial os princípios a) da Multissensorialidade, b) da Ludicidade, c) da Multimodalidade, d) da Colaboração, e) da Interação, f) do Uso Contextualizado da Língua e g) do Translanguaging O resultado prático obtido foi a unidade didática com base no texto literário The Giving Tree (SILVERSTEIN, 1964) para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa A análise dos princípios subjacentes à unidade evidencia seu potencial para atender às necessidades da sala de aula inclusivaLíngua inglesaCriançasCrianças deficientes visuaisEstudo e ensinoLiteraturaStudy and teachingVisually handicapped childrenLiteratureEnglish languageChildrenDesenvolvimento de unidade didática para o ensino de inglês em contexto de inclusão com crianças cegasTrabalho de Coclusão Final