Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]Silva, Mauricio Ferla da2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518Resumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequênciaEnergiaConservaçãoBombas hidráulicasFísicaBomba carneiroElectric power conservationPhysicsUma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulicoDissertação