Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Ballestero, Henrique Cesar Estevan2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunosFísicaEstudo e ensinoMecânicaFormação de conceitosAbordagem interdisciplinar do conhecimentoStudy and teachingFormation of conceptsInterdisciplinary approach to knowledgeMechanics - PhysicsRelações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássicaDissertação