Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]Carvalho, Geovana Lourenço de2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8580Resumo: Os PCN do ensino médio e as OCEM, entre outros documentos oficiais, nos orientam que a abordagem das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem ocasionam mudanças cognitivas e de percepção Acreditamos que as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) podem ampliar as formas de práticas sociais de linguagem, tanto que notamos que o universo digital está muito presente no cotidiano dos alunos Além disso, sabemos da relevância de pesquisas que tem como objeto de pesquisa os livros didáticos (LD), principalmente pela presença significativa desses manuais na cultura escolar do nosso país Marcuschi e Cavalcanti (25) nos destacam que, se o LD está ocupando um lugar significativo nas salas de aulas, é fundamental que continue a ser descrito, debatido e avaliado, para fazermos um esforço coletivo de ampliar sua qualidade Nesse sentido, essa pesquisa busca trazer reflexões sobre as atividades abordadas nos livros didáticos de língua portuguesa (LDP) que auxiliam no processo de letramento digital dos alunos A hipótese que norteia nosso estudo é que as atividades propostas pelos LDP que envolvem as tecnologias e gêneros digitais não consideram efetivamente as perspectivas teórico-metodológicas do letramento digital O corpus da nossa pesquisa se compõe pelos guias do PNLD do ensino médio de 212 e 215, além de duas coleções de LDP (total de seis livros) aprovadas pelo guia de 215 e seus respectivos Manuais do Professor (MP) Aplicamos nesse trabalho a pesquisa qualitativa-interpretativa, e o método a análise de conteúdo, que de acordo com Triviños (1987) nos permite interpretar e analisar múltiplas vezes as formas escritas dos conteúdos presentes no objeto, o qual ficará disponível para podermos retomá-los quantas vezes for preciso Nosso estudo se insere em discussões teóricas a respeito de livro didático (LD) e LDP com os estudos de Choppin (29), Freitag (1993), Batista, Rojo e Zúñiga (25), Bunzen (25; 29), e de letramento e letramento digital com os estudos de Soares (21), Kleiman (1995), Buzato (26), Coscarelli (27), Ribeiro (27) e Pereira (27) Assim, com o presente trabalho, buscamos contribuir tanto com a área de pesquisa em LA, quanto com as ações do processo de ensino e aprendizagem de língua maternaLíngua portuguesaEstudo e ensinoLivros didáticosLetramento digitalPortuguese languageStudy and teachingLetramento digital em livros didáticos de português do ensino médioDissertação