Brancher, Jacques Duílio [Orientador]Queiroz, Marc Antonio Vieira de2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13563Resumo: Este trabalho apresenta uma solução para o problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frota de veículos heterogêneas e entregas fracionadas A construção de rotas baseia-se na heurística de economia utilizando inserção sequencial, inspirado em algoritmos clássicos, como o desenvolvido por Clarke e Wright em 1964 O diferencial do trabalho aborda quatro pontos, número finito de veículos com capacidades de transporte distintos, estratégia de primeiro ponto da rota, avaliação de benchmarks padrões e resultado visual para as rotas elaboradas A implementação elaborada, apresenta uma solução parcial de um sistema de roteirização de veículos para as extensões em análise, sem levar em conta as restrições de negócio das empresas e o percurso geoespacial da roteirização Procura-se demonstrar a eficiência da metodologia e algoritmos empregados em relação a ocupação média do veículo, distância total percorrida e a demanda total de cada grupo de teste A heurística de economia empregada faz uso de quatro algoritmos, Economia Combinada (EC), Oportunidade Otimista de Economia (OOE), Oportunidade Real de Economia (ORE) e Oportunidade Real de Economia com parâmetro modelador de rota (OREl) Como resultado, seis grupos de testes foram preparados para os algoritmos desenvolvidos Utilizando os critérios de eficiência para as rotas construídas, cada um desses testes apresenta o desempenho do melhor algoritmo em conjunto com sua solução gráfica baseada no antes e depois das rotas e uma discussão sobre os valores obtidosPesquisa operacionalLogística empresarialProcessamento sequencial (Computação)Programação heurísticaOperational researchBusiness logisticHeuristic programmingSequantial processing (Computer science)Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadasDissertação