Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]Storto, Letícia Jovelina2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10444Resumo: Por que razão Igrejas evangélicas representadas por pastores que têm programas televisivos têm conquistado tantos fiéis? Este trabalho busca responder a questão Para tanto, tem como objetivo geral estudar os recursos argumentativos empregados no discurso religioso falado de pastores midiáticos a fim de compreender a razão pela qual eles conquistam tantos adeptos E como objetivos específicos: caracterizar e distinguir os gêneros textuais sermão e pregação; verificar os atributos da língua falada presentes em pregações evangélicas veiculadas por canais de televisão e divulgadas na internet que colaboram para a adesão do auditório; analisar os recursos argumentativos empregados no discurso de pastores midiáticos, entre eles a utilização de máscaras; caracterizar esse discurso A importância desta pesquisa está no fato de ter havido, nos últimos anos, grande aumento do número de Igrejas evangélicas no Brasil, redes de televisão cujos proprietários são pastores evangélicos, e programas evangélicos de rádio e televisão Como o objeto de nossa pesquisa é o discurso religioso de pastores midiáticos, elencamos como corpus quatro pregações, uma de cada um dos seguintes pastores, os quais figuram entre os mais conhecidos e com maior número de Igrejas e de adeptos: Silas Malafaia, Edir Macedo, R R Soares e Valdemiro Santiago A teoria que embasa as nossas discussões pertence à Análise da Conversação, para a análise das características da língua falada no discurso dos pastores, às Teorias da Argumentação, para o trabalho com a argumentatividade, os recursos argumentativos e o estudo das máscaras (ethos) e à Linguística Textual, para discussão a respeito do gênero textual falado pregação Observamos que os locutores empregam, para a adesão do auditório, estratégias linguísticas, textuais, de mascaramento e aquelas relativas à interação falada, modalidade linguística em que ocorre a pregação Entre os recursos linguístico-textuais mais recorrentes e com maior poder persuasivo no discurso religioso oral estão: invocação, imperatividade, definição, paráfrase, metáfora, discurso reportado e intertextualidade Já entre as características da fala derivadas das condições básicas de construção (quais sejam, contexto comum partilhado entre os interlocutores, planejamento local e envolvimento dos interactantes) sobressaíram-se os marcadores conversacionais e os recursos prosódicos (especialmente as pausas e a elevação de voz) Notamos que o discurso religioso apresenta marcadores prototípicos (amém, aleluia e glória), os quais, geralmente, têm como macrofunção envolver o auditório e buscar a sua atenção e aprovação discursiva Além desses, outro instrumento argumentativo muito importante é o emprego de máscaras, ou seja, a construção de determinado ethos Cada pastor salientou mais algumas máscaras em detrimento de outras Assim, Edir Macedo recorre especialmente à máscara de coragem, força, inteligência e sucesso; R R Soares, à de amor, benevolência, paternidade e tranquilidade; Silas Malafaia à de força, inteligência, respeito e seriedade; e Valdemiro Santiago, à de afetividade, alegria, emotividade e humildade Enfim, o discurso religioso midiático é altamente persuasivo e, por isso, vivenciamos um fenômeno de evangelização favorecida pelas mídias, especialmente a internet e a televisãoDiscursos religiososPregaçãoLíngua portuguesaPortuguês faladoEstratégias argumentativasPortuguese languageSpoken portugueseDiscurso religioso midiático : argumentação e língua falada em pregações evangélicasTese