Pasquini, Regina Célia GuapoSantos, Jean Felipe dos2024-08-222024-08-222021-01-03https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267Há vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento.porMetodologias ativasEnsino de matemáticaPeer instructionAula invertidaMatemática - Estudo e ensinoEnsino entre paresAprendizagem invertidaMetodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médioDissertaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaActive methodologyMathematics learningPeer instructionFlipped classroomMathematics - Study and teachingPeer teachingActive methodology