Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]Scacchetti, Fabio Alexandre Pereira2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11461Resumo: A motivação no contexto escolar assim como a utilização de estratégias na aprendizagem são temas da educação discutidos em diferentes espaços e culturas Esta pesquisa teve como foco analisar a motivação para aprender e a utilização de estratégias de aprendizagem em alunos do ensino técnico profissional, utilizando como referência a classificação de estratégias cognitivas e metacognitivas O objetivo geral foi a identificação desses perfis e estratégias, e uma reflexão sobre a possível relação entre perfis motivacionais para aprender e estratégias de aprendizagem Além disso, houve a adaptação das escalas validadas sobre motivação e estratégias de aprendizagem, ambas voltadas ao ensino fundamental, de forma que as mesmas puderam ser empregadas no ensino profissional Como método de pesquisa, adotou-se a abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram 79 estudantes provenientes de uma instituição privada e uma pública federal Os alunos foram avaliados por meio de um questionário continuum da motivação e de uma escala de estratégias de aprendizagem Os dados coletados foram submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala para avaliação do perfil motivacional apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco fatores por meio da análise fatorial, com variância total de 61,68%, A escala apresentou os seguintes alphas de Cronbach, Fator 1 – motivação intrínseca (,69), Fator 2 – motivação extrínseca com regulação identificada (,85), Fator 3 – motivação extrínseca com regulação introjetada (,82), Fator 4 – desmotivação (,78) e Fator 5 – motivação extrínseca com regulação externa (,7) Para a escala de estratégias de aprendizagem, o instrumento apresentou uma variância de 3,7% e foi confirmada a estrutura de três fatores na análise fatorial, contudo deve ser mais bem investigado, pois uma das subescalas apresentou um alpha de Cronbach abaixo do índice aceitável A escala apresentou os seguintes alphas, para escala toda (,74), Fator 1 – ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais (,77), Fator 2 – estratégias cognitivas (,73) e Fator 3 – estratégias metacognitivas (,59) Os resultados foram discutidos visando contribuições para a compreensão dos padrões motivacionais e uso de estratégias de aprendizagem dos estudantes e implicações educacionais para a realidade do ensino técnico profissionalEnsino técnicoEnsino profissionalMotivação na educaçãoEstratégias de aprendizagemEducaçãoLearning strategiesMotivação e uso de estratégias de aprendizagem no ensino técnico profissionalDissertação