Barros, Mirian Vizintim Fernandes [Orientador]Takeda, Mariane Mayumi Garcia2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12419Resumo: Atualmente, tecnologias de informação e comunicação estão sendo introduzidas na educação; contudo, são poucos os estudos que analisam sobre suas reais contribuições no ensino-aprendizagem Este trabalho se insere neste contexto, pois tem como objetivo investigar o processo de implantação do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE na disciplina Geoprocessamento e avaliar a receptividade dos alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina – UEL Além disso, associa o ambiente MOODLE ao ensino presencial na disciplina como alternativa de qualificação do processo de aprendizagem dos alunos A avaliação dessa modalidade de ensino, presencial apoiado em um ambiente virtual de aprendizagem, realizado por meio de questionários aplicados aos alunos durante o andamento da disciplina, permite inferir que o uso pedagógico dessa tecnologia favorece e incentiva o estudo e a aprendizagem; auxilia no processo de ensino em relação à avaliação e possibilita a disponibilização e democratização de material didáticoGeografiaSensoriamento remotoEnsino gerenciado por computadorAmbientes virtuais compartilhadosGeotecnologiaGeographyStudy and teaching - EnvironmentRemote sensingComputer managed instructionShared virtual environmentsGeotechnologyEnsino de geoprocessamento em ambientes virtuais de aprendizagemDissertação