01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Navegando 01 - Doutorado - Estudos da Linguagem por Autor "Almeida, Vanessa Borges de"
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Item A promoção do letramento em avaliação para a práxis de formadoras de professores/as de inglês: implicações para a formação inicial e continuada(2023-05-08) Moraes, Isadora Teixeira; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Consolo, Douglas Altamiro; Almeida, Vanessa Borges de; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Cristovão, Vera Lucia LopesNos documentos oficiais que orientam o ensino no Brasil, o objetivo primeiro da avaliação é promover a aprendizagem (BRASIL, 2018; 2019; SILVA; FURTOSO, 2017). No entanto, o que se percebe na prática é uma avaliação de caráter quase que exclusivamente somativo, e usada como uma ferramenta de controle, poder e punição (SCARAMUCCI, 2006). Este contraste é tanto uma representação quanto uma consequência da falta de espaço para a avaliação em cursos de formação de professores de línguas (QUEVEDO-CAMARGO, 2020), uma questão também identificada em outros contextos (FULCHER, 2012). Essa lacuna na formação de professores evidencia a necessidade de promover o letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) desses profissionais. O LAL se refere aos conhecimentos, habilidades e princípios necessários para que práticas avaliativas bem embasadas sejam realizadas (GIRALDO; 2018; 2020; INBAR-LOURIE, 2008a). Considerando a lacuna identificada, o principal objetivo desta tese foi identificar o LAL de formadoras de professores de inglês, buscando implicações positivas na práxis (FREIRE, 2014) e nos contextos dessas formadoras. Os objetivos específicos versaram sobre os componentes do LAL norteadores da práxis das formadoras, o potencial de ações para a promoção do LAL, e as implicações dessa promoção. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa crítica caracterizada como estudo de caso (COHEN; MANION; MORRISON, 2018). As participantes foram 15 professoras formadoras de sete universidades públicas do estado do Paraná que participaram de uma oficina online em avaliação, com duração de 20 horas, planejada com base em suas necessidades. Os instrumentos de geração de dados foram a) gravações transcritas da oficina; b) artefatos de aprendizagem; e c) questionários. Os dados passaram por um processo de análise de conteúdo (BARDIN, 2016; SALDAÑA, 2013) parcialmente facilitado pelo software Atlas.ti. As categorias de análise foram as tendências observadas na literatura, bem como aquelas originadas pelos dados. Os resultados apontam que, de forma geral, os três componentes do LAL se mostram presentes nos documentos norteadores dos contextos, mas, na práxis das formadoras, os conhecimentos e as habilidades se destacam, enquanto os princípios ficam em segundo plano, o que representa uma tendência já identificada na literatura (DAVIES, 2008). As ações da oficina que mais promoveram o LAL das formadoras foram as que fomentaram a colaboração entre as participantes, que culminou no estabelecimento de uma comunidade de prática (WENGER, 1998), e aquelas que promoveram seus conhecimentos em LAL, o que difere da literatura com professores em formação (GIRALDO; MURCIA, 2019). As implicações reportadas mais recorrentes da promoção do LAL foram a ampliação de conhecimentos e princípios. Ademais, algumas formadoras relataram ações no sentido de promover o LAL de outros protagonistas, como seus alunos ou colegas. Assim, advogamos a favor de mais iniciativas para o desenvolvimento colaborativo e situado do LAL de professoras formadoras. Essa promoção pode ter um efeito cascata em outros protagonistas, além de ser essencial para que mudanças em concepções e práticas ocorram, com vistas a um processo avaliativo mais coerente, bem fundamentado, justo e orientado para a aprendizagem na formação inicial e continuada de professores/as de línguas no Brasil.Item Avaliação orientada para a aprendizagem de línguas : pesquisa-ação para a construção de uma matriz de avaliação para a produção oralBatista, Estogildo Gledson; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Consolo, Douglas Altamiro; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Almeida, Vanessa Borges de; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Este estudo teve como objetivo descrever as etapas de uma pesquisa-ação, visando ao desenvolvimento de uma matriz de avaliação sob a luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem de Língua Estrangeira (CARLESS, 27; HAMP-LYONS, 217) A partir de uma situação-problema observada no próprio contexto de trabalho do pesquisador em relação à forma como o instrumento de avaliação 'apresentação oral' estava sendo conduzido, professores do contexto investigado, um instituto de idiomas, foram convidados a participarem da pesquisa e os voluntários foram divididos em grupos, de acordo com o nível e o estágio com o qual estavam trabalhando A geração de dados para esta pesquisa foi primeiramente realizada por meio de gravações das produções de apresentações orais de alunos, das avaliações feitas pelo próprio professor da turma e um par, além de dinâmicas com os participantes de cada grupo de professores para a discussão do desempenho dos alunos A análise dos dados apontou problemas tanto nas instruções do instrumento quanto na grade de avaliação utilizada pelos professores para definir o desempenho dos alunos Realizou-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica para pontuar como as intersecções dos conceitos de avaliação orientada para a aprendizagem, da teoria dos gêneros textuais, das metodologias ativas e dos multiletramentos podem ser transpostos para uma matriz e uma grade de avaliação que, por sua vez, materializaram-se em tarefas de avaliação como forma de propor caminhos para abordar a situação-problema identificada inicialmente A análise do desenvolvimento de duas tarefas de avaliação em três turmas nas quais o pesquisador atuou como professor, além da aplicação de um questionário para entender as perspectivas dos outros professores participantes da pesquisa quanto às tarefas de avaliação propostas evidenciaram a importância dos princípios contidos na matriz de avaliação com potencial para, de fato, promover a aprendizagem e também apontaram áreas que ainda precisavam ser reorientadas, a saber: reorientação da grade de avaliação, melhor organização do cronograma de realização das etapas da tarefa, maior tempo em sala para os alunos desenvolverem suas produções, um trabalho mais sistemático com o desenvolvimento de habilidades para atividades colaborativas e com letramento digital, além de listas de verificação para a autoavaliação e avaliação por pares mais pontuais, claras, objetivas e específicas para cada tarefa de avaliação A tese defendida é de que a construção de uma matriz de avaliação com base nas intersecções e no diálogo entre os princípios da avaliação orientada para a aprendizagem, da teoria dos gêneros textuais, das metodologias ativas e dos multiletramentos, podem subsidiar a elaboração de tarefas de avaliação com alto potencial de autenticidade e suas respectivas grades de avaliação, requerendo uma participação ativa dos alunos ao longo de todo o processo, podendo desenvolver sua criticidade e autonomia e promovendo, portanto a aprendizagem